23
mar
Coronavirus: veja as medidas preventivas que você deve tomar
O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias com sintomas semelhantes a um resfriado (febre, tosse, dificuldade em respirar), podendo causar também pneumonia. O vírus passa de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato com secreções, como gotículas de saliva e catarro. Ou seja, ele pode ser transmitido por espirros, tosse ou contato de objetos ou mãos contaminadas com a boca, nariz e olhos.
O que você precisa saber e fazer. Como prevenir o contágio:
- Fique em casa. Saia apenas se for estritamente necessário.
- Caso saia, use sempre máscara e mantenha sempre uma distância segura entre você e as demais pessoas que estiverem no mesmo ambiente.
- Use máscara também para atender a entregadores. Lave as mãos com sabão imediatamente após e higienize todos os produtos que você recebeu com sabão, álcool gel ou solução com água sanitária.
- Lave as mãos frequentemente usando água e sabão ou álcool em gel.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas, com outras pessoas.
- Evite tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
- Evite o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença (febre, tosse, dificuldade em respirar).
- Procure fontes confiáveis de informação, como o Ministério da Saúde, a Anvisa ou órgãos estaduais ou municipais de saúde e universidades. Não compartilhe informações de origem duvidosa ou de fontes des conhecidas. A má informação e as fakes news dificultam o combate ao vírus e acabam propiciando uma maior disseminação do contágio.
- Proteja os mais velhos e pessoas com doenças respiratórias. Eles são a parte mais vulnerável da cadeia. Nesse momento, todas as medidas de proteção são importantes e a ação de cada um é essencial para o bem de todos.
Recomendações em caso de sintomas
Tem uma gripe leve? Aguarde em casa.
Tem febre e tosse? Procure um posto de saúde.
Está com falta de ar? Vá à emergência do hospital mais próximo